Provavelmente você já deve ter ouvido falar nessa expressão: “Fulano leva uma vida de cão”, ou seja, uma vida dura e difícil. Pois bem, há tempos atrás tal expressão poderia ser coerente já que os nossos cãezinhos eram, na maioria das vezes, apenas cãezinhos. Hoje a frase já não cola tão bem, visto que os bichos de estimações estão sendo tratados como pessoas e de um nível social comparado a Classe B (média).
Você já viu, fez, ou ouviu alguém falar que os bichinhos de estimação estão sendo tratados de forma luxuosa com direito a SPA, lanches apropriados e até roupinhas, fora os outros diversos mimos tão conhecidos por muitos. Acontece que tais atitudes invalidam a expressão já citada, e a vida de cão, passa a ter um sinônimo totalmente diferente, significando uma vida boa, despreocupada, luxuosa.
Vamos relacionar os fatos da seguinte forma. A mãe A tem como filha, uma filha mesmo, gente, humana! A mãe B tem como “filha” uma cadelinha.
Ambas tem gastos mensais com as respectivas filhas e isso pode ser comum. Ok.
O incomum seria a mãe B gastar mais com a filhinha do que a mãe A que necessita, além de comida e bebida, moradia, educação, saúde e outras necessidades básicas. E a filha da mãe B? A cadela? Não precisa disso?
Não é questão de precisar, é questão de equilibrar os gastos e pensar não só no seu focinho, mas também no de uma humanidade inteira! (Falando a verdade, antigamente cachorro precisava de basicamente quatro coisas: comida, água, carinho e cuidado.)
Há pessoas, atualmente, que chegam a gastar mais de um salário mínimo com um bicho de estimação. Há outras que vivem abaixo da linha de pobreza, com menos de um real por dia. É um contraste muito grande e devemos ver até onde a sociedade chegou! Se você tem um cãozinho e gasta fortunas com ele, tudo bem! Afinal, o dinheiro é fruto do seu trabalho e você tem todo o direito de gastá-lo como quiser. Mas é preciso reconhecer que boas ações poderiam ser feitas ao invés de formar excessos.
Fica um “alow” a todos aqueles que se encaixam no quadro dos excessos. Deixo também alguns sites que poderiam ser feitas pequenas doações, que fariam a diferença na vida de muita gente.
E se você realmente gosta é de cachorro poderia ajudar alguns bichinhos.
Um abraço,
Equipe do Kapyrote.
 |
| Caras e línguas da postagem |